quarta-feira, 9 de maio de 2007

Uma proposta ousada

Desenvolver pessoas. Pretensão? Falácia? Sonho? Impossibilidade? Preferimos pensar que seja ousadia. A proposta de nosso grupo não se baseia naquilo que podemos oferecer, mas no potencial que acreditamos existir em cada pessoa. Sendo assim, não temos a pretensão de saber mais, de ter mais, de poder oferecer fórmulas mágicas de desenvolvimento para as pessoas. Também não estamos oferecendo, de forma enganosa, aquilo que as pessoas não podem alcançar, pois cremos que podemos nos desenvolver a ponto de viver abundantemente. Se pensarmos que o projeto de desenvolver pessoas é um sonho, entendemos que é um sonho realizável em função do desejo conjunto dos que estão envolvidos e da potencialidade latente para o pleno desenvolvimento. Entendemos, por experiência própia e por uma coleção de evidências na vida de muitas pessoas, em muitos lugares, que nosso objetivo não é, de maneira alguma impossível. Preferimos dizer então que nossa proposta é ousada.

O portar-se com ousadia apresenta uma vertente negativa, onde se entende que o ousado é petulante e atrevido. Contudo, ousadia também apresenta um direcionamento positivo, referindo-se à coragem, a buscar com determinação a realização de um empreendimento. Nosso objetivo exige de nós, então, ousadia para despertar o desejo de crescer nas pessoas que atualmente não se sentem realizadas, felizes, motivadas e comprometidas com algo que lhes dê alegria e plenitude de vida.

Acreditamos estar sendo ousados não pela exclusividade do que estamos nos propondo, pois há inúmeras organizações e pessoas envolvidas na mesma causa, de quem somos admiradores, imitadores e devedores pelo caminho já aberto. Nossa ousadia advém da crença de estarmos adontando uma metodologia que opera sem outros recursos que não a própria pessoa. Não operamos para buscar desenvolvimento específico com uma ênfase profissional ou acadêmica, e nem focamos relações familiares ou superação de vícios ou traumas. O desenvolvimento pessoal que buscamos trabalhar e a que nos propomos ajudar a atingir é integral, focado não no que a pessoa aprendeu, possui ou pode adquirir, mas no estabelecimento de princípios. Nos entendemos ousados por que não somos especialistas, mas porque talvez nós mesmos sejamos os que mais precisam do desenvolvimento que nos propomos ajudar outros a obterem.

Convidamos você a ficar conosco e a conhecer detalhadamente nossa proposta. Este convite tem um aspecto dual, que evidencia mais um traço de nossa metodologia. Por um lado, convidamos você para obter conhecimento, interagir e a aprender sobre comprometimento, liderança e organização. Por outro lado, convidamos você para viver a prática da liderança pessoal e para transmitir conhecimento, para estar comprometido com a tarefa de liderar e desenvolver outros. Acreditamos que o verdadeiro desenvolvimento só é obtido quando procuramos levá-lo aos nossos semelhantes, sonhando uma vida mais plena para cada um deles.

Agradecemos a Deus pelo ideal que Ele nos deu, e a você por ter lido estas linhas. Fique com a gente, sonhe conosco. É e será sempre um prazer ter você por perto. Podemos acreditar que teremos sua ajuda, que teremos seu comprometimento e poderemos partilhar nossos ideais e ser beneficiados com seus dons e talentos no exercício de desenvolver pessoas, porque este é mais um traço de nossa ousadia: dizer que contamos com você e ter certeza de que podemos contar. Somos o Grupo CICLO, desenvolvendo pessoas.

Nenhum comentário: