segunda-feira, 21 de maio de 2007

Áreas de Desenvolvimento

O Grupo CICLO propõe um desenvolvimento integral, através de um conjunto de atividades que envolvem 4 áreas específicas, sendo:

1) Desenvolvimento Físico - nosso corpo é nosso veículo para todas as demais áreas de desenvolvimento. Saúde física garante o bem-estar, a possibilidade de sentir prazer no trabalho, no estudo, nos relacionamentos e nas atividades de recreação. Somente em um corpo sadio pode acontecer verdadeiro desenvolvimento mental, espiritual e social.

Nossas atividades de conhecimento abarcam várias informações sobre nutrição, importância de exercício, cuidados com o corpo e várias dicas importantes de como fazer todas estas coisas com prazer.

2) Desenvolvimento Mental - informação, memorização, criatividade, flexibilidade, aceitação de novos valores com base em princípios. O Grupo CICLO acredita no potencial maravilhoso de nosso cérebro e em nossa fantástica capacidade de gerenciar informações, obter conhecimento e desenvolver sabedoria.

Nossas atividades para esta área são palestras, aulas, grupos de discussão e promoção de leitura. Os materiais produzidos e indicados pelo Grupo CICLO também objetivam oferecer informação e motivar atitudes de inspiração, de questionamento e de argumentação por parte dos membros do grupo.

3) Desenvolvimento Social e de relacionamentos - relacionamentos ricos, com pessoas que inspirem o desejo do crescimento. Existem pessoas dignas de serem admiradas e exemplos dignos de serem seguidos. Pessoas que oferecem amizade sincera e que são por natureza promotoras de alegria, motivadoras. Pessoas que desafiam e que agem positivamente.

O Grupo CICLO procura através de suas atividades de interação criar relacionamentos ricos, com pessoas que estejam buscando conhecimento e comprometimento. Conhecer pessoas ricas em sabedoria e princípios e procurar ser uma pessoa assim é parte fundamental do desenvolvimento que buscamos.

Nossas atividades de comprometimento tem como objetivo fazer com que as pessoas se sintam parte do meio social, responsáveis por fazer diferença na vida das pessoas, por ser exemplo de comportamento e de promover ações que ajudem e motivem as pessoas. O desenvolvimento passa pelo crescimento e conseqüente influência que a pessoa exerce no meio em que ela vive e age.

4) Desenvolvimento Espiritual - esta área é importantíssima para o crescimento equilibrado. A consciência de que existe um Criador, que nos deu recursos para o pleno desenvolvimento e a segurança que a certeza de que temos um destino e missão muito maiores e mais extensos do que podemos imaginar é fonte de esperança e de segurança no futuro. Saber que somos amados por Deus como filhos nos dá um importante senso de identidade e pertencimento.

Nossas atividades de conhecimento, de interação e comprometimento tocam neste aspecto de forma objetiva, com propósito de causar reflexão, despertar o interesse o motivar o estudo, porém sem proselitismo ou constrangimento. Muitos autores e estudiosos dos desenvolvimento, como por exemplo Abraham Maslow e, mais recentemente, Stephen Covey acreditam e defendem a necessidade de um componente espiritual na fórmula do desenvolvimento, para que este seja completo e equilibrado.

Estas áreas de desenvolvimento constituem o campo de trabalho do Grupo CICLO. Para nós, a fonte da alegria verdadeira e do poder para transformar a nós mesmos e motivar outros mais a fazê-lo está em crescer de forma equilibrada nestas áreas de desenvolvimento, tendo com um bom exemplo o relato bíblico do crescimento de Jesus, que "crescia no corpo e em sabedoria, e tanto Deus como as pessoas gostavam cada vez mais dele".

Nenhum comentário: